
Papelaria corporativa são peças usadas no cotidiano da empresa (dentro do ambiente corporativo), em companhia com o produto e até na comunicação com o consumidor. Em outras palavras, é a materialização da marca e da identidade visual de uma empresa.
A papelaria corporativa tem a tarefa de representá-la visualmente. É na interação com o cliente, com os parceiros de negócio e até mesmo entre os funcionários da corporação que se estabelece a fixação e memorização de uma marca através de suas aplicações gráficas.
Confira a seguir algumas dicas de papelaria corporativa para colocar em prática e organizar melhor a comunicação de sua empresa.
Papel timbrado: Este é um documento que tem a função de transmitir toda a credibilidade e profissionalismo de sua empresa. Usado para orçamentos, cartas, contratos e outras ações que exijam padronização mais rigorosa, o papel timbrado é uma maneira formal de comunicação entre empresas.
O formato mais usado para essa aplicação é o A4 (21 x 29,7 cm), de acordo com o padrão de papéis da ABNT. Nele, é preciso constar o logotipo, o nome da empresa e seu contato. Para uma melhor apresentação, é bom escolher bem sobre as cores, fontes e os acabamentos e gramatura do papel.
Pasta: As pastas padronizadas são um grande diferencial para qualquer empresa. Usadas para acompanhar documentos, normalmente também padronizados, faz-se necessário seu uso de forma estratégica por parte da empresa.
Em uma reunião de negócios, por exemplo, é mais que recomendado que se forneçam pastas customizadas com a identidade visual da empresa para as pessoas presentes. Além de demonstrar preocupação com procedimentos mínimos do ambiente corporativo, isso fortalece a imagem de sua empresa sem ser necessário muito investimento.
Envelope: Com função semelhante à da pasta, a utilização de envelopes que dialogam com a identidade visual de uma empresa é extremamente bem vista pelo marcado. Na entrega ou troca de documentos, detalhes como o uso de papelaria corporativa bem planejada é o que faz a diferença.
Utilizar envelopes customizados é uma forma de dizer para seus parceiros, funcionários e público que você se preocupa até com tudo, sem exceções.
Cartão de visita: Talvez o mais importante de todos os itens para o setor comercial, o cartão de visitas ainda é o instrumento mais eficiente para a promoção física de uma instituição. É uma forma rápida e efetiva de comunicação e prospecção. É através dele que sua empresa atrairá consumidores e parceiros comerciais. Além disso, é válido lembrar que existe um formato certificado pela norma ISO (ISO 7810) para os cartões de visita. Segui-lo é recomendado.
Outras aplicações: No contexto da papelaria corporativa, etiquetas podem ser utilizadas para sinalizar datas comemorativas ou destaques adicionais. Blocos de notas podem ser usados para anotações ou fornecidos como brindes para clientes e parceiros. Cartões de fidelidade, vale-presentes e catálogos de produtos também podem ser usados de acordo com cada tipo de negócio.
O importante aqui é perceber o quão necessário é a papelaria corporativa. Detalhes que muitas vezes passam despercebidos pelos diretores de uma empresa podem ser definitivos o surgimento de dificuldades no setor comercial de uma corporação.